É preciso combater o terrorismo nutricional e se alimentar sem culpa

terrorismo nutricional contra indicacoes de suplementos restricoes alimentares nutricionismo carbofobia engorda gluten lactose suplementacao sensacionalismo

Hoje é sexta-feira 13, dia perfeito para discutirmos esse mal que está afastando as pessoas do prazer de comer bem por culpa de notícias sensacionalistas que condenam determinados alimentos. O ato de comer está se tornando potencialmente perigoso e isso não está certo!

A nutrição é uma ciência exata e individual. Duas pessoas iguais fisicamente podem ter necessidades nutricionais diferentes e isso todo mundo sabe! Portanto, nada engorda e nada emagrece! Tudo depende das suas necessidades nutricionais, objetivo, restrições alimentares, etc.

A nutrição é incansável em defender uma alimentação equilibrada e somente um nutricionista tem experiência e conhecimento para cortar determinados alimentos da sua dieta, caso contrário, você poderá desenvolver intolerâncias, resistências ou prejudicar alguma área da sua saúde.

Os suplementos alimentares são os mais prejudicados por este sensacionalismo. É comum ouvir que "determinado suplemento pode sobrecarregar os rins", que "tal produto não faz efeito" ou até mesmo que "ao tomar essa substância você estará jogando dinheiro fora".

Hoje mesmo atendemos um cliente que apontou para o nosso paredão de proteínas e disse que "nada disso prestava", pois ele tinha assistido uma matéria do Fantástico que reprovou 14 marcas de suplementos. Na época, fizemos uma postagem mostrando as falhas da reportagem onde apenas 3 marcas estavam fora dos padrões. Condenar um mercado que promove a saúde e qualidade de vida por causa de 3 marcas é um grande erro!

A internet está repleta de dietas da moda que prometem resultados milagrosos, assim como existem muitos produtos que prometem secar ou ficar forte da noite pro dia, mas não passam de "pescas" para roubar dados do seu computador ou celular.

Primeiramente, precisamos nos educar a não acreditar em nada que se lê na internet, nem sair clicando em tudo o que é notícia. Muitos sites maliciosos criam essas notícias como "pesca" para gerar cliques e eles conseguirem suas informações e geolocalização.

Por fim, se a notícia estiver falando mal de algum nutriente, seja alimento ou suplemento, desconsidere e busque orientação de um especialista. Todos os nutrientes são vitais e tem papeis fundamentais em alguma área da nossa saúde.

Sabemos que muita água mata a planta, portanto: moderação, equilíbrio e variedade! Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizações