Suplementação na adolescência: conheça os benefícios aos jovens


Adolescentes podem usar suplementos? Esses produtos podem trazer benefícios à saúde dos jovens?

Em entrevista ao Estadão, a nutricionista esportiva Érica Zago incluiu whey protein na alimentação da filha quando ela tinha 4 anos. "Desde bem pequena, ela usa suplementos. Nunca gostei dos desjejuns comuns, como café com pão e manteiga. Além disso, com 4 anos, ela teve pneumonias recorrentes e estava preocupada com a imunidade dela."

Hoje com 15 anos, a estudante Rafaella Zago ainda toma suplementos. "Ela tem uma dieta normal, mas a suplementação introduz nutrientes que talvez ela não tivesse acesso só com a alimentação", diz a mãe.

O atleta Lucas Milhomem, de 15 anos, usa maltodextrina e BCAA para melhorar seu desempenho e notou resultados. "Eu não me sinto tão cansado no treino e não tenho tantas dores".

Consultor científico da Abenutri - Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais, Erico Caperuto diz que os nutrientes podem ser usados na adolescência, desde que sejam respeitadas as condições físicas e os objetivos dos jovens.

“Na adolescência, o suplemento é ideal, porque vai estimular o crescimento de maneira adequada, mas um nutricionista tem de colocar na quantidade certa e tem de ser associado a uma vida ativa.”

Visualizações