quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Inmetro reprova 14 marcas de whey protein, mas apenas 3 estavam fora dos padrões


Na reportagem exibida pelo Fantástico sobre whey protein no dia 24/08, apenas a Solaris, Voxx e DNA não estavam em conformidade com as características de um suplemento proteico. Vamos para as considerações:

Proteínas:

9 (nove) marcas apresentaram um teor de proteínas maior do que a expressa na tabela nutricional e cumprem o principal objetivo do produto, ofertar uma quantidade de proteínas igual ou maior do que a apresentada no rótulo, são elas: MET-Rx, EAS, Universal, SportPharma, Nature's Best, Max Titanium, Dynamic Lab, Integralmedica e STN. Aprovadas!

Carboidratos:

A legislação brasileira permite variação de até 20% para mais ou para menos. A Solaris apresentou variação de 31,02% e Voxx 28,31%, as demais marcas estavam em conforme!

Origem proteica:

Todas as marcas apresentaram a origem bovina, que determina ser mesmo soro do leite, apenas a DNA apresentou mistura de trigo e soja.

Cafeína:

As quantidades de cafeína encontradas nos produtos equivalem a aproximadamente 1mg, sendo totalmente justificável pela presença de cacau para dar o sabor de chocolate e não oferece nenhum risco para o consumidor. Para efeito comparativo, uma xícara de café contém em média 50mg.

Considerando essa exigência do Inmetro, muitos alimentos com sabor de chocolate devem ser recolhidos do mercado, como achocolatados, biscoitos e diversos alimentos que informam presença de cafeína no rótulo.

Veja o relatório final do Inmetro:
http://estaticog1.globo.com/2014/08/22/Relatorio_final_Whey_Protein.pdf

Assista a matéria exibida no Fantástico:
http://g1.globo.com/fantastico/quadros/inmetro/noticia/2014/08/marcas-de-whey-protein-sao-reprovadas-no-teste-do-inmetro.html

Visualizações

 
© 2017 megavitaminas.com.br | Site Seguro