Suplementação de creatina não sobrecarrega os rins, mesmo em dieta rica em proteína


A suplementação de creatina é uma forma eficaz de melhorar a força e a massa muscular. Acreditava-se que sua suplementação a longo prazo pudesse ocasionar problemas renais, principalmente em uma dietas ricas em proteínas, baseado em evidências de que dietas ricas em proteínas aceleram a deterioração renal em pacientes com doenças crônicas renais.

Uma pesquisa utilizando o método clearance de creatinina - EDTA, altamente conceituado, concluiu que a suplementação de creatina não altera a função renal, nem mesmo com uma dieta rica em proteína (maior ou igual 1,2g/kg/dia). Os pesquisadores acreditam que isso ocorra pelo fato do corpo humano se habituar a dietas ricas em compostos nitrogenados, como as proteínas. Eles ressaltam que essa teoria é válida para pessoas saudáveis e com uma prática de atividade física moderada.

Referência:

LUGARESI, L. et al. Does long-term creatine supplementation impair kidney function in resistance-trained individuals consuming a high-protein diet?, Journal of the International Society of Sports Nutrition, v.10, n.26, 2013.

Visualizações