Suplemento à base de arginina reduz gordura e aumenta ganho de massa muscular

Aminoácido promove aumento do fluxo sanguíneo para músculos exercitados, melhorando desempenho em atividades de média a longa duração


Existe um conceito bastante conhecido a respeito dos efeitos da arginina em relação à melhora do desempenho. A arginina ou L-arginina, como é mais conhecida, é um aminoácido presente no organismo e também integrante de formulações de medicamentos e suplementos nutricionais.

Existem vários trabalhos científicos publicados na literatura que investigam os efeitos ergogênicos deste aminoácido. A grande maioria dos resultados aponta para um benefício da suplementação de arginina na melhora da perfusão sanguínea dos músculos esqueléticos associada ao exercício.

O mecanismo de ação se daria através da síntese de óxido nítrico, que é um vasodilatador, promovendo o aumento de fluxo sanguíneo para os músculos em atividade. O aumento de fluxo de sangue promove aumento do aporte de nutrientes e também melhora a oxigenação dos tecidos, potencializando principalmente a produção de energia aeróbica. Este benefício estaria, portanto, contemplando a melhora do desempenho em exercícios de média a longa duração.

É interessante que mesmo os praticantes de exercícios de musculação costumam se utilizar de suplementos à base de arginina com o objetivo de potencializar o ganho de massa muscular e diminuir o percentual de gordura, daí o termo “treino nitrado”, cada vez mais comum nas academias. Neste caso, a melhora de perfusão estaria contemplando principalmente o período de recuperação entre as séries de exercícios com pesos.

O efeito da suplementação a médio e longo prazo seria uma consequência da melhora da qualidade do treino. Ou seja, a arginina seria um coadjuvante capaz de proporcionar um treino mais eficaz e, progressivamente, promover uma melhora do desempenho.

A sequência de eventos seria: suplementação de arginina, síntese de óxido nítrico, vasodilatação, melhor perfusão muscular, melhor qualidade do treino e melhora de desempenho. A dose preconizada para que os benefícios sejam percebidos é de três gramas por dia, tomados por volta de uma hora antes dos treinos.

Fonte:
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/09/suplemento-base-de-arginina-reduz-gordura-e-aumenta-ganho-de-massa.html

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